Exames e Diagnóstico do Câncer de Próstata

O mês de novembro é voltado para a conscientização e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A próstata, é uma glândula do sistema reprodutor masculino. A doença é mais comum entre homens acima de 50 anos. Na maioria dos casos, o câncer aumenta de forma lenta e não chega a dar sinais muito específicos durante a vida. Entretanto, em alguns casos a doença pode evoluir rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. 

O Novembro Azul é uma iniciativa que pretende, através de campanhas de prevenção e orientação, promover a conversa a respeito dessa doença e a importância de fazer exames preventivos. 

Por isso, hoje trazemos a importância de discutir a sua prevenção, os exames e o tratamento, que pode variar de acordo com o estágio de cada paciente.
 

OS 3 ESTÁGIOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA 

O médico Vinicius Paníco, urologista e oncologista no Hospital do Câncer de Londrina, aborda os estágios de avanço da doença de forma didática, para facilitar a desmistificação do assunto. Acompanhe agora: 

Câncer de Próstata Localizado: esse é o estágio em que a doença fica restrita à próstata. 

Câncer de Próstata Avançado Localmente: é o momento em que a doença está ao redor da próstata quando talvez seja necessária uma intervenção cirúrgica. 

Câncer de Próstata Metastático: é o estágio em que a doença se alastrou pelo organismo e já está presente no osso, fígado, pulmão ou talvez no cérebro, que são as áreas mais comumente atingidas.

 

TRATAMENTO PARA CADA TIPO DE ESTÁGIO 

Para os estágios de câncer de próstata localizado e avançado localmente, são realizados alguns procedimentos. O principal é a cirurgia da retirada da próstata: a prostatectomia radical. Quando localizado apenas na próstata, o câncer pode ser tratado, juntamente com a cirurgia, com a radioterapia e até mesmo com observação vigilante em alguns casos especiais. 

No caso do câncer de próstata metastático, é necessária a terapia multimodal, na qual o paciente não consegue mais ter o benefício da cirurgia, portanto, juntamente com os médicos urologistas, oncologistas e radioterapeutas, o paciente pode receber radioterapia, hormonioterapia ou quimioterapia para que ocorra a regressão do tumor, bem como a melhora dos sintomas relacionados.
 

FATORES DE RISCO 

“Um dos fatores de risco por si só é a idade. Quanto mais velho, maior é a chance de o paciente ter câncer de próstata. Outro fator é a hereditariedade. Caso o paciente tenha um parente de primeiro grau com câncer na família, a chance aumenta em duas vezes. Com dois parentes de primeiro grau, a chance aumenta em seis vezes”, diz o dr. Vinicius Paníco.

 

EXAMES PREVENTIVOS 

Exame de toque retal: o médico avalia a próstata do paciente. Esse exame permite examinar as partes posterior e lateral da próstata. Segundo Paníco, o exame é simples e comum, não é preciso ter receio para realizar, mas sim dar importância à saúde. 

Exame Laboratorial de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer. Entretanto, também podem estar relacionados à doenças benignas da próstata. Por isso, este laudo preciso ser visto e avaliado por um médico especialista. 

Porém, para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal, que leve à suspeita do câncer. 

Agora você sabe mais sobre o assunto, porém a pauta do câncer de próstata não pode estar em nosso dia a dia apenas em novembro. A prevenção e o cuidado com a saúde devem ser um trabalho vitalício. Leia mais artigos como esse em nosso blog e continue aprendendo mais sobre cuidados com a saúde. 

Conscientização é vital.

 

 

 
Receba nossas notícias

 

LEIA MAIS

Novembro Azul

Novembro Azul

Novembro é considerado o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata - mundialmente conhecido como "Movember", sendo o bigode o símbolo adotado para as campanhas em todo o mundo. Essa simbologia surgiu da combinação em inglês das palavras Moustache...

Campanha Outubro Rosa – VITAL é cuidar da saúde.

Campanha Outubro Rosa – VITAL é cuidar da saúde.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são...