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Viver bem… É Vital!
Estamos juntos com você em todos os momentos.

No panorama atual de isolamento e distanciamento social, preparamos um conjunto de orientações baseadas no uso e sabedoria ancestral/tradicional e no conhecimento científico.

“Estar de bem com a vida não é viver sem dificuldades, mas saber lidar com elas sem pesar em desistir.”

É fundamental seguir todas as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde.

Relembrando:

1. Busque uma alimentação variada e colorida.

2. Evite alimentos processados e/ou com aditivos químicos.

3. Beba bastante água e exponha-se ao sol (+/- 10 min/dia).

4. Movimente-se e procure meditar.

5. Procure ter um sono restaurador em tempo e qualidade.

6. Evite tabaco e bebidas alcóolicas.

7. Proteja-se de variações bruscas de temperatura.

Aromaterapia

O uso das plantas pode se dar através de seus óleos essenciais, com propriedades relaxantes, bactericidas e fortalecedoras do sistema imune.

No difusor de ambientes ou em água bem quente, utilizar quatro gotas do óleo essencial de sua preferência e deixar no ambiente por 4 horas.

Ambientes com crianças de 2 a 7 anos utilizar 2 gotas e deixar no ambiente por 2 horas. Bebês até 2 anos, 30 minutos no ambiente. No colar difusor, 1 gota.

Minha alimentação pode ajudar na imunidade?

Sim, uma alimentação diversificada com quantidade adequada de vitaminas e minerais é a melhor forma de se garantir uma boa imunidade.

Manejar o stress e praticar atividade física regular também são fundamentais.

Quais alimentos ajudam o sistema imune?

Não existem alimentos específicos para isso, mas existem nutrientes muito importantes para o sistema imune:

Zinco, Vitamina C, Vitamina D e Vitamina E, entre outros.

O Zinco é encontrado nas nozes, farinha de chia e no farelo de aveia.
A Vitamina C é encontrada nos vegetais crus e nas frutas.
A Vitamina E é encontrada nos óleos e pastas vegetais.

Do-In/Reflexologia ajuda a relaxar

• Nos pés há uma notável concentração de terminações sensoriais, que no cérebro fazem conexões com as áreas motoras que regulam o tônus dos músculos de nosso corpo.

• Toques e massagens nos pés relaxam o corpo, diminuem tensões e favorecem o sono reparador.

Do-InAutomassagem ajuda a relaxar

• A auto-massagem dos pés deve ter duração de 15 à 20 minutos.

• Pode melhorar o sono, se feita à noite.• Escalda-pés, com infusão de ervas em água morna/quente, antes ou após a auto-massagem, por 30 minutos.

Práticas Corporais

  • Manter-se em movimento é fundamental para a manutenção e melhora do bem-estar. Além dos benefícios físicos, a melhora do gerenciamento do estresse e da ansiedade é notável com práticas que integram movimento, respiração e consciência corporal.
  • Orientações Gerais:

– Mente e corpo em estado de relaxamento e conforto.

– Roupas confortáveis e leves.

– Respeitar os limites do corpo, não excedendo a prática.

– Evitar praticar exercícios com fome ou sede, ou com estômago cheio.

– Mulheres grávidas devem evitar práticas intensas.

– A Vitamina D é sintetizada pelo nosso organismo a partir da exposição ao sol.

Yoga

É essencialmente uma disciplina espiritual baseada numa ciência que busca harmonizar as relações entre corpo, mente, emoção, respiração e espiritualidade.

Yoga é derivada da palavra em sânscrito “yuj” que significa unir, integrar.Pratique com leveza, suavidade, presença e amor. Namastê!

Meditação

• A prática da interiorização e da atenção no presente, através da respiração é grande aliada na manutenção do equilíbrio emocional.

• Práticas de poucos minutos apresentam efeitos comprovados.

Fonte: PICs e COVID-19Coordenação de Práticas Integrativas e  Complementares da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Dra. Silvia SaulloClínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

 
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