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Vivemos numa época de pandemia em que muitas pessoas falam em “fortalecer o sistema imunológico”, mas o que seria isso exatamente?

Sabemos que imunidade é um termo genérico que designa uma série de mecanismos presentes no organismo humano, que tem como função realizar a defesa do corpo contra a invasão de agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias etc.

Existem dois tipos de imunidade, a inata (trazemos desde o nascimento e sua resposta ao ataque de micro-organismos é inespecífica) e a adquirida (quando falamos de memória imunológica e ao combate mais específico de certos patógenos). Essa forma de imunidade pode ser adquirida após uma infecção inicial, em que o corpo desenvolve anticorpos específicos contra aquele invasor ou através de uma vacina, quando recebemos o patógeno inativado para que ele estimule o nosso organismo a desenvolver anticorpos.

Fala-se em imunidade baixa (ou imunodeficiência) quando o corpo está com seu sistema imune fragilizado. Isso acontece em algumas doenças (Exemplo: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS) ou mesmo com alterações da rotina, como distúrbios do sono, quadros de depressão, sedentarismo, tabagismo, consumo exagerado de álcool, estresse e má alimentação. Tudo isso pode reduzir as defesas do organismo.

Como fortalecer então o nosso sistema imunológico? Seguem algumas dicas:

1.  Praticar regularmente atividades físicas: reduzem o estresse e aumentam a produção de anticorpos.

2.  Manter uma dieta balanceada, reduzindo o consumo de alimentos industrializados.

3.  Consumir mais vitaminas naturais: abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos em vitamina C. Vegetais verde-escuros são ótimas fontes de Vitamina E. Castanhas e cereais são ricos em Zinco. Todos importantes para o sistema imunológico.

4.  Beber bastante água (pelo menos dois litros por dia).

5.  Controlar o estresse e dormir bem: insônia, ansiedade, medo e pânico contribuem para o surgimento de substâncias imunodepressoras, como o cortisol. Se tiver dificuldades, procure um psicólogo.

6.  Evitar álcool e cigarro: deixam o organismo sem defesa, predispondo às infecções.

7.  Manter o intestino e a flora intestinal saudáveis.

8.  Tomar um pouco de sol todos os dias ajuda na absorção da Vitamina D. De preferência: até às 10 horas da manhã e depois das 16 horas.

Não é tão difícil. Vamos tentar?

No Dia Mundial da Imunização, 9 de Junho, vamos fazer nossa parte, atualizando nossas vacinas! Lembrando que a vacinação é o caminho para a prevenção de diversas doenças.

Não importa a idade, mantenha sempre a sua caderneta de vacinação em dia!

Dra. Silvia Saullo

Patologia Clínica/Clínica Médica

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